Tainha manifesta solidariedade aos moradores de Itajuba e volta condenar ações da Autopista

Publicado em 07/11/2018 às 14:04 - Atualizado em 07/11/2018 às 14:04

Tainha diz que Autopista está sendo intransigente com o drama da comunidade

O vereador Eduardo Peres, o Tainha (PPS), também criticou a Autopista Litoral Sul, por conta das alterações das marginais da BR-101 em Itajuba. Ele condenou a forma como a concessionária trata os moradores da cidade, no Plenário Getúlio Bittencourt, da Câmara de Vereadores. No dia 23 de outubro último, cerca de 80 moradores das localidades de Pedras Brancas e Três Coxilhas, em Itajuba, participaram da sessão legislativa e relataram os problemas que terão com a alteração do sentido da marginal, que de mão dupla, está passando para a direção única sentido norte-sul.

Tainha frisou que essa mudança obriga os moradores a se deslocarem cerca de cinco quilômetros – até o viaduto de Medeiros, fazerem o retorno, e voltar outros cinco para poder chegar ao centro de Barra Velha ou a bairros como Tabuleiro, São Cristóvão e outros. Tainha considerou a pressão sobre a comunidade “uma vergonha”, em virtude dos transtornos que serão gerados.

Ele ainda questionou como ficará a ida e volta da comunidade para o comércio, postos de saúde e escolas, e ainda lembrou que há cidades maiores em que a concessionária manteve marginais de mão dupla. “Só Barra Velha é que fica isolada? E se uma criança precisar de um socorro rápido, para voltar ao centro, e a BR-101 estiver trancada?”

O parlamentar defende que é mais do que urgente chamar Autopista, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Prefeitura para esse diálogo com a comunidade. “As marginais ainda não asfaltadas, como a do antigo restaurante Barracão, no Tabuleiro, até a atual churrascaria Trem do Asfalto, precisam ser feitas. Caso contrário, é uma afronta alterar trânsito prejudicando todo o povo”, sentenciou o vereador do PPS.