Marcelo participa do lançamento oficial do Projeto Prevenir e Agosto Laranja em Barra Velha

Publicado em 28/08/2018 às 21:01 - Atualizado em 28/08/2018 às 21:01

Coreografia especial da Escola Flávio Quirino Borges marcou evento na Praça Lauro Carneiro de Loyola

A mobilização da Escola Especial Flávio Quirino Borges, da Apae Brilho do Sol, de Barra Velha, visando o lançamento oficial da Semana Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência ocorreu nesta terça-feira, dia 21, na Praça Lauro Carneiro de Loyola, a praça da lagoa, com a presença do vereador Marcelo Nogaroli, diversas autoridades locais, comunidade. A semana de conscientização, entretanto, veio com novidades.

Alunos da Escola Especial, juntamente com a direção da Apae e vários segmentos da comunidade local – como os Bombeiros da Melhor Idade, a Pastoral da Criança, a Secretaria de Assistência Social e a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura – se reuniram para oficializar não só a semana, mas o mês de prevenção ao preconceito contra os portadores de deficiência, oficializado através da lei municipal proposta pelo vereador Marcelo e aprovada em 19 de julho último, na Câmara de Vereadores.

Através da lei foi instituído o “Agosto Laranja” em Barra Velha, e de acordo com a presidente da Apae Brilho do Sol, Leila Veloso, graças a essa legislação, Barra Velha não terá apenas mais uma “Semana Municipal” de prevenção e conscientização, simultânea à “Semana Nacional”, mas um mês inteiro de conscientização.

E na tarde de terça-feira, apesar do frio e do vento, o que se viu foi um lima de alto astral na praça da lagoa. Aulas de dança e de ginástica, lanche, diversão, artesanato e cultura foram oferecidos aos alunos da Escola Especial Flávio Quirino Borges. A recepção contou com discurso do vereador Marcelo, explicando os motivos que levaram a Apae a lhe solicitar a lei do “Agosto Laranja” e do Projeto Prevenir.

Saiba mais

Todos os meses de agosto em Barra Velha, a partir de agora, serão dedicados às lutas e conquistas da pessoa portadora de deficiência na busca de melhor qualidade de vida e superação do preconceito, por conta do “Projeto Prevenir”, que instituiu o “Agosto Laranja” em todo o Município.

A aprovação ocorreu dia 19 de julho, após articulação entre a Escola Especial Flávio Quirino borges (Apae Brilho do Sol, de Barra Velha) e os nove parlamentares locais, intermediada pelo vereador Marcelo.

A partir de agora, segundo Nogaroli, agosto será especialmente dedicado às campanhas de conscientização, prevenção e mobilidade das pessoas com deficiências, numa abordagem múltipla, ou seja, que coloque em evidência os vários tipos de necessidades especiais – auditivas, mentais, físicas, múltiplas ou de caráter transitório ou permanente, além de suas causas, para conscientizar a comunidade em geral.

Leila Veloso explica que desde 2012, as Apaes de Santa Catarina vêm trabalhando a questão de destinar agosto como mês de prevenção. Estima-se que no Brasil, 24,5 milhões de pessoas tenham algum tipo de incapacidade, e 56,6% dessas deficiências são adquiridas. “Pelo menos 8.000 casos de deficiência surgem ou são diagnosticadas a cada mês”, destaca ela. Desse índice, entretanto, 70% podem ser evitadas.

O Projeto Prevenir mantém uma tradição em Barra Velha – a celebração da programação da Semana Nacional do Excepcional, sempre no mês de agosto – marcados por ações como caminhadas, palestras e eventos que dão visibilidade ao aluno especial. O trabalho do Prevenir é orientado por uma equipe técnica formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social e psicóloga.

● Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 809

Informação Pública nº 123/2018